NOSSOS BLOG'S

BLOGS: * das Xerifas - FORASTEIROS: * Tradição
Aqui, quando mortos, viveremos, quando mudos, falaremos.

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Realidade e verdade, em "picolissimas" palavras.

Escolhi um texto, que na filosofia pode ser considerado um "picolo" e superficial texto, para tratar com a máxima objetividade possível de uma "simples" questão que frequentemente tem perturbado as nossas relações: realidade e verdade.

Este texto foi retirado da internet, no enderêço eletrônico colocado no fim do texto. Tirei, por conta, alguns excessos.

REALIDADE

Realidade significa em uso comum "tudo o que existe". Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise.

Realidade significa a propriedade do que é real. Aquilo que é, que existe. O atributo do existente.

O real é tido como aquilo que existe, fora da mente. Ou dentro dela também. A ilusão, a imaginação, embora não esteja expressa na realidade tangível extra-mentis, existe ontologicamente, onticamente* (relativa ao ente - vide Heidegger in "Ser e tempo")*, ou seja: intra-mentis. E é portanto real, embora possa ser ou não ilusória.

A ilusão quando existente, é real e verdadeira em si mesma. Ela não nega sua natureza. Ela diz sim a si mesma. A realidade interna ao ser, seu mundo das idéias, embora na qualidade enquanto ente fictício, imaginário, idealizado no sentido de tornar-se idéia, e ser idéia, pode - ou não - ser existente e real também no mundo externo. O que não nega a realidade da sua existência enquanto ente imaginário, idealizado.

Quanto ao externo - o fato de poder ser percebido só pela mente - torna-se sinônimo de interpretação da realidade, de uma aproximação com a verdade. A relação íntima entre realidade e verdade, o modo em como a mente interpreta a realidade, é uma polêmica antiga. O problema, na cultura ocidental, surge com as teorias de Platão e Aristóteles sobre a natureza do real (o idealismo e o realismo). No cerne do problema está presente a questão da imagem (a representação sensível do objeto) e a da idéia (o sentido do objeto, a sua interpretação mental ).

Em senso comum, realidade significa o ajuste que fazemos entre a imagem e a idéia da coisa, entre verdade e verossimilhança. O problema da realidade é matéria presente em todas as ciências e, com particular importância, nas ciências que têm como objeto de estudo o próprio homem : a antropologia cultural e todas as que nela estão implicadas : a filosofia, a psicologia, a semiologia e muitas outras, além das técnicas e das artes visuais.

Na interpretação ou representação do real, (verdade subjetiva ou crença), a realidade está sujeita ao campo das escolhas, isto é, determinamos parte do que consideramos ser um fato, ato ou uma possibilidade, algo adquirido a partir dos sentidos e do conhecimento adquirido. Dessa forma, a construção das coisas e as nossas relações dependem de um intrincado contexto, que ao longo da existência cria a lente entre a aprendizagem e o desejo: o que vamos aceitar como real?

A verdade (subjetiva) pode, às vezes, estar próxima da realidade, mas depende das situações, contextos, das premissas de pensamento, tendo de criar dúvidas reflexivas. As vezes, aquilo o que observamos está preso a escolhas que são mais um conjunto de normas do que evidências.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade.

Dá para perceber que existe muita coisa que, para se entender, exigiria análises bem mais aprofundadas do que este simples texto. Infelizmente, para quem quer de fato saber e aprender, a Filosofia se encontra numa profundidade que exige um estudo e uma dedicação permanente. Por diversas razões ela não se encontra na superfície. Linguagem e interpretação daquilo que se quer dizer e aquilo que o interlocutor entende, são dois fatores que criam um abismo entre o que é dito e o que é entendido. Se alguém quiser saber sobre o assunto, tem Nietzche, Heidegger, Aristóteles, Platão e uma série de Filósofos para serem lidos: antigos e contemporâneos. Para achar com mais facilidade, digite Verdade no googgle e divirta-se. Tem leitura pro resto da vida.
Postar um comentário

Arquivo do blog