NOSSOS BLOG'S

BLOGS: * das Xerifas - FORASTEIROS: * Tradição
Aqui, quando mortos, viveremos, quando mudos, falaremos.

terça-feira, novembro 03, 2009

O estado psicológico do jogador de futsal


Olá. Como vai? Prazer! Edilson! Sou professor de Educação Física e quero conversar com vocês sobre algumas coisas comuns aos esportistas. Não é pra ser um monólogo, mas uma troca, um diálogo. Então vamos deixar as vias abertas para nos conhecermos melhor. Ok?

Pra começar um assunto light, mas importante: o estado psicológico do jogador de futsal.

Sempre que assisto a uma partida de futsal gosto de ver a beleza plástica das jogadas bem elaboradas que velozmente se transformam em perigo para o time adversário, tanto na percepção da superioridade estratégica da equipe atacante quanto na ameaça do gol propriamente dito.

Mas além dos aspectos físicos e táticos que nos proporcionam o espetáculo que a equipe coloca em quadra, há os aspectos psicológicos (que explicam muito bem a irregularidade de alguns jogadores) considerados elementos diferenciais durante uma partida: medo, fracasso, estresse, ansiedade, autoconfiança, são alguns exemplos de sentimentos que podem influir no desempenho de um atleta.

A ameaça de enfrentar um time superior, a preocupação com o próprio desempenho ou com o resultado do jogo desencadeia o sentimento de ansiedade que pode estar associado a um baixo desempenho na partida. Por outro lado, a autoconfiança leva o atleta a realizar com sucesso um comportamento desejado, auxilia na concentração e desperta emoções positivas. A autoconfiança pode ser considerada variável determinante para uma boa atuação.

Portanto, para não sofrer com a ansiedade, é necessário desenvolver a autoconfiança. E isso por ser feito de várias maneiras, entre elas a palavra de incentivo dos parceiros e a concentração necessária antes da partida, rememorando momentos de desempenho ótimo em partidas anteriores, criando um estado de crença inabalável no próprio potencial. É importante conseguir “pegar” o momento “ótimo” durante a própria partida e reforçar a autoconfiança gerando uma espiral ascendente de resultados e crença positivos.

Então, mantenha a concentração e boa sorte nas próximas partidas!

3 comentários:

Léo J Philippsen disse...

Excelente Edilson. O comentário acertou em cheio a questão do resultado x o nosso ânimo em quadra. Até parece que tens assistido nossas partidas. Obrigado. Teus comentários serão sempre bem-vindos.

HELVIO GOMES disse...

a oscilação da auto-confiança na própria partida é o fator que mais desequilibra, vemos times que desandam depois de algum fato, ou que reassumem o jogo apartir de um gol fortuito quando a diferença cai, nossa equipe quando começa a brigar dentro da quadra é o começo da derrota daquela equipe. Seja bem vindo aos comentários.

euteste disse...

Obrigado Léo e Helvio.

Vai ser um prazer fazer parte dos Forasteiros Virtual!!

Arquivo do blog