NOSSOS BLOG'S

BLOGS: * das Xerifas - FORASTEIROS: * Tradição
Aqui, quando mortos, viveremos, quando mudos, falaremos.

segunda-feira, novembro 16, 2009

Lesões freqüentes no futsal


Sempre que vejo um amigo atleta lesionado fico imaginado qual limite ele ultrapassou. Porque toda lesão é sempre obra de uma imprudência do atleta. Ou ele forçou uma jogada mais agressiva e sofreu ou causou uma lesão, ou ele não se preparou para a partida o suficiente. A busca por resultados melhores é inerente à própria competição e a competição é o cerne dos jogos esportivos. O problema é quando não se respeita os próprios limites e o atleta fica sujeito a lesões no aparelho músculo-esquelético.

Em uma pesquisa feita com jogadores profissionais de futsal constatou-se que os motivos para a ocorrência de lesões são os seguintes: preparação física incorreta, alterações posturais significativas, baixa flexibilidade, erros na execução dos gestos esportivos e uso de equipamentos inadequados. Constatou-se que 63% das lesões eram decorrentes de choques entre os jogadores e que 37% eram de situações em que o jogador se lesionou sozinho (fazendo acelerações e travando, mudando de direção e outros tipos de movimentos). AS lesões mais comuns eram de tornozelo (44%), coxa (26%) e joelho (18%), sendo que as lesões nos ligamentos (entorses) nessas partes são as mais comuns. As lesões musculares mais comuns são a contusão, rupturas e estiramentos.

Parece-me claro que uma sessão de alongamentos e aquecimento pré-jogo, principalmente para os membros inferiores, é essencial para preparação do corpo para a partida, e que respeitar os próprios limites vai poupar a si e os outros de possíveis lesões. Esses limites podem ser estendidos ou retraídos conforme for o “treinamento” para isso.

Portanto, mantenha-se atento e aquecido para evitar as lesões e boa sorte nas próximas partidas!

Postar um comentário

Arquivo do blog