NOSSOS BLOG'S

BLOGS: * das Xerifas - FORASTEIROS: * Tradição
Aqui, quando mortos, viveremos, quando mudos, falaremos.

segunda-feira, novembro 16, 2009

Lesões freqüentes no futsal


Sempre que vejo um amigo atleta lesionado fico imaginado qual limite ele ultrapassou. Porque toda lesão é sempre obra de uma imprudência do atleta. Ou ele forçou uma jogada mais agressiva e sofreu ou causou uma lesão, ou ele não se preparou para a partida o suficiente. A busca por resultados melhores é inerente à própria competição e a competição é o cerne dos jogos esportivos. O problema é quando não se respeita os próprios limites e o atleta fica sujeito a lesões no aparelho músculo-esquelético.

Em uma pesquisa feita com jogadores profissionais de futsal constatou-se que os motivos para a ocorrência de lesões são os seguintes: preparação física incorreta, alterações posturais significativas, baixa flexibilidade, erros na execução dos gestos esportivos e uso de equipamentos inadequados. Constatou-se que 63% das lesões eram decorrentes de choques entre os jogadores e que 37% eram de situações em que o jogador se lesionou sozinho (fazendo acelerações e travando, mudando de direção e outros tipos de movimentos). AS lesões mais comuns eram de tornozelo (44%), coxa (26%) e joelho (18%), sendo que as lesões nos ligamentos (entorses) nessas partes são as mais comuns. As lesões musculares mais comuns são a contusão, rupturas e estiramentos.

Parece-me claro que uma sessão de alongamentos e aquecimento pré-jogo, principalmente para os membros inferiores, é essencial para preparação do corpo para a partida, e que respeitar os próprios limites vai poupar a si e os outros de possíveis lesões. Esses limites podem ser estendidos ou retraídos conforme for o “treinamento” para isso.

Portanto, mantenha-se atento e aquecido para evitar as lesões e boa sorte nas próximas partidas!

3 comentários:

Feck disse...

Importante, meu filho(Rafael) está sem jogar por causa de uma lesão no tornozelo, mais tarde ele vai dar uma lida neste artigo.Se ele tiver alguma dúvida pode fazer pergunta ?

euteste disse...

Claro Feck. Pode perguntar.

Helvio disse...

0 pessoal que não é adpto do alongamento e aquecimento que fiquem espertos.

Arquivo do blog