NOSSOS BLOG'S

BLOGS: * das Xerifas - FORASTEIROS: * Tradição
Aqui, quando mortos, viveremos, quando mudos, falaremos.

segunda-feira, março 02, 2009

Três Forquilhas - a bucólica cidade do Foguinho.

História: Situada junto ao litoral gaúcho, entre os municípios de Osório e Torres, à esquerda da BR 101 e da Estrada do Sol, de quem vem de Osório e de Caixas, Três Forquilhas, a bucólica cidade do nosso amigo Forasteiro "Foguinho" Tietbohl, é um achado para quem quiser viver perto do mar e num lugar traquilo. Rios de águas limpas, boas para a pesca e o piquinique, longe da confusão da cidade e perto de praias como Curumim, Arroio Teixeira, Torres, Capão Novo e outras. Na foto acima (clique para ampliar), temos uma visão do vale onde ela se situa e da linda região que à cerca.
A origem do nome deve-se a um fenômeno geográfico formado pela confluência de três braços de rios, a que os primeiros portugueses deram o nome de Três Forquilhas. O município, situado no Vale do mesmo nome, no norte do Rio Grande do Sul, é uma região previlegiada, com rios, montanhas, terras férteis, vegetação e um enorme potencial econômico. Provavelmente o lugar começou a ser ocupado pelos portugueses desde o primeiros tempos de ocupação litorânea, que ocorreu a partir de 1725, mas um registro conhecido de sesmaria, concedida a Antonio Cardoso de Lima, data de 1821. Em junho de 1827, começaram a chegar os alemães (146 pessoas), principalmente protestantes, que, em novembro de 1826, tinham chegado a Torres trazidos para colonizar a região. Os descendentes destes colonizadores, agregados aos nativos portugueses e de outras nacionalidades, formam a comunidade atual. A sede também é conhecida por Porto Alégio, em homenagem a família italiana Alágio, que instalou-se no Rio Chapéu para comercializar produtos do local e da região para Porto Alegre via navegação lacustre. Como distrito de Torres, em novembro de 1938, mudou o nome para Três Irmãos. Em dezembro de 1944 mudou o nome para Guananazez e, em 1958, volta a receber, agora de forma definitiva, o nome de Três Forquilhas. A economia é agrícola, hoje com predomínio na produão de hortigranjeiros, como cenoura, beterraba, repolhos, etc. Sua economia já foi baseada na produção de banana, feijão e cana, cujo produto era encaminhado para as fábricas de rapaduras e cachaça.
O município de Três Forquilhas é um dos grandes potenciais turísticos da região, considerando-se os vales belíssimos,o cenário dos morros e montanhas com vegetação preservada, os rios e as cascatas de água cristalina, como a da Pedra Branca, no distrito de Boa União.
Esta é resumidamente a história de Três Forquilhas, na qual fiz pequenas correções de texto que achei necessárias serem feitas. Não posso deixar de incluir no rol dos aspectos positivos que lá existem, as palavras mágicas "qualidade de vida".
Para acessar o original desta história, é só entrar no site da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul abaixo informado e de outros sites disponíveis na internet.
Outros dados e fotos do município:
Criado pela Lei n° 9597 de 20/03/1992, Três Forquilhas emancipou-se de Torres e tornou-se um dos mais simpáticos municípios do estado. Distante 156 km. de Porto Alegre, pode ser acessado pela BR 101 e pela RS 417. Seu município possui uma área de 216,5 km², seu clima é subtropical e fica a 15 metros acima do nível do mar. Foto da Câmara dos vereadores. Prédio simples, sem luxo, como todos os prédios das Câmaras dos Vereadores pelo Brasil afora deveriam ser. Em 2005, sua população total era de 3179 pessoas, 56 à menos do que no censo de 2000 e 72 à menos do que 2004.
São os lamentáveis casos de diminuição de população, causados pela necessidade dos filhos irem em busca de oportunidade de trabalho e estudo longe da terra natal. Dela, em torno de 10%, mais ou menos 315 pessoas, vivem na zona urbana e 90 %, mais ou menos 2860 pessoas, vivem na zona rural. Regionalmente, Três Forquilhas integra as regiões políticas do Cored Litoral, da Microrregião do IBGE de Osório e da Mesorregião do IBGE da região Metropolitana de Porto Alegre. Foto do Hospital da cidade.

Mais informações e fotos podem ser acessados pelos sites:

Home page da Prefeitura: http://www.tresforquilhas.famurs.com.br/

Home page da Secretaria do Turismo: http://www.riogrande.com.br/municipios/tresforquilhas.htm Foto de casa antiga, provávelmente construída pelos primeiros moradores da região.

Home page com mapa da uol: http://maplink.uol.com.br/v2/Sul/Rio-Grande-do-Sul/Tres-Forquilhas_4101.htm

Home page com fotos, da nutep UFRGS: http://nutep.adm.ufrgs.br/munisRS/mun459.htm

Para contatos no município:
E-Mail da Prefeitura: pmtf@terra.com.br.
Outros telefones úteis em Três Forquilhas:
CRPO/LITORAL - Grupamento de Polícia Militar
Endereço: Estrada Geral, s/n
Telefone: (51) 3628-5110
CEP: 95600-000
Foto de casa simples, mas antenada com o mundo através da antena parabólica.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog